A LIGA

LIGA JARAGUAENSE DE FUTEBOL
CNPJ – 84.437.862/0001-76

Filiada a Federação Catarinense de Futebol
Fundada em: 09/06/1952
Reconhecida de utilidade publica Municipal sob a Lei no, 79 de 14/08/1963.
Reconhecida de utilidade publica estadual sob Lei no, 11.724 de 29/05/2001.

Presidente: Rogério Lauro Tomazelli
Mandato: 02/01/2018 a 31/12/2021

A intenção era promover um jogo amistoso para arrecadar recursos para colaborar com o tratamento do medido Dr. Laureano, que estava com câncer. Assim, em 1951, a imprensa de Jaraguá do Sul formou uma equipe para enfrentar o time dos bancários, no antigo campo do Baependi. Os torcedores compareceram em massa para prestigiar a partida de futebol,
atividade esportiva que proporcionava momento de lazer à comunidade local. O único problema que os desportistas enfrentavam era a falta de organização dos jogos.

Os juízes eram escolhidos sem os critérios básicos e o publico tinha acesso direto aos jogadores. Com a necessidade de disciplinar o esporte na região, o prefeito daquela época, Arthur Muller, o advogado Murilo Barreto de Azevedo e o jornalista Eugenio Victor Schmockel idealizaram e fundaram a Liga Jaraguaense de Futebol. “Eu cheguei em Jaraguá do Sul em 1952 e percebi que entre as torcidas do Baependi, Acarai, Seleto (Guaramirim) Estrela e Dom Pedro (Corupá), havia muita rivalidade.

Os juízes que apitavam os jogos favoreciam em determinado time,
roubavam e instigavam a revolta da torcida, que invadia os campos e traçavam luta corporal com os árbitros e jogadores. Daí a importância de criar uma Liga e por ordem no esporte” lembrava Azevedo (in memorian) Na época ele procurou Arthur Muller para propor um projeto do qual era formado também em Educação física, então sabia como estruturar o estatuto da entidade, fez uma reunião com os dirigentes de cada clube e expôs a idéia da organização que pretendia implantar, Todos aprovaram a proposta e a entidade proporcionou qualidade ao esporte da região, tornando-se emergente.

“A Liga era o órgão responsável pela fiscalização dos campeonatos, que passaram a ser disputados mais ordenadamente”, destacava Schmockel (in memorian).

Cerca de dois anos depois criaram a Junta de Justiça Desportiva, que pregava punições aqueles que não respeitavam o regulamento dos campeonatos.

Todos os atletas foram registrados na entidade e os árbitros passavam por cursos de capacitação para melhor desempenho no comando das partidas.
“No começo era Liga Jaraguaense de Desporto, então organizava competições em outras modalidades. Era promovida a corrida de bicicleta, mas com bicicleta comum, com o guidão virado para baixo, sem para lamas. Na época, o Acarai contava com o melhor ciclista do Estado, tanto que o município consagrou-se campeão nesta modalidade nos 2º. Jogos Abertos
em Florianópolis”.

A partir do dia 09 de junho de 1952, os presidentes de clubes da localidade de Jaraguá do Sul e Corupa se reuniram e fundaram a Liga Jaraguaense de Futebol, tendo Arthur Muller como primeiro presidente.

A disputa entre Baependi e Acarai realizada no dia 15 de junho daquele mesmo ano foi o primeiro jogo amistoso organizado pela entidade esportiva. Na oportunidade, o Baependi venceu o Acarai, por 1 x 0 gol de Nutzi.

Contatos:
  • Fone: 47-3275-4049
  • Celular: 47-9-9973-5241
  • Email: ligajaraguaense@netuno.com.br
  • Endereço: Rua Gustavo Hagedorn, 636 (Arena Jaraguá) piso superior salas 10,11,e 12, Bairro: Nova Brasília
  • Cidade: Jaraguá do Sul | SC